top of page

Oferta e Demanda de Madeira de Eucalipto

A área com árvores plantadas para fins industriais está próxima de 10 milhões de hectares no Brasil. De acordo com a Indústria Brasileira de Árvores (Ibá) o gênero eucalipto é responsável por cerca de 76% deste total. São 7,6 milhões de hectares com eucaliptos no Brasil, número que permanece praticamente o mesmo desde 2019.


Os plantios de eucalipto estão localizados principalmente na Região Sudeste, que concentra 46% da área plantada com o gênero no país. Destaque para os estados de Minas Gerais, com 2,2 milhões de hectares; Mato Grosso Sul, com 1,1 milhão; e São Paulo, com 1 milhão de hectares.

Apesar de o Brasi ter os maiores índices de crescimento para eucalipto do mundo, entre 35 e 50 metros cúbicos por hectare por ano, resultado de anos de investimento em tecnologia e melhoramento genético, estas taxas também parecem estar estagnadas.


A demanda por madeira de eucalipto, no entanto, vem crescendo. Segundo a Ibá, isto foi observado nos dois últimos anos, principalmente nos segmentos de celulose (10,9%), papel (3,5%) e carvão vegetal (15%).  


Para discutir a oferta de demanda de madeira de eucalipto no Brasil, o Wood Forest Experts terá a participação de Bruno Domanowski, gerente de Inteligência de Mercado Florestal da Suzano. Ele será um dos palestrantes do painel Oferta e Demanda de Matéria-Prima Florestal, no WFE 2024.

Comments


bottom of page