top of page

Oferta e Demanda de Madeira de Pinus no Brasil

O cultivo comercial de pinus no Brasil tem uma tradição de mais de 50 anos. De acordo com dados da Indústria Brasileira de Árvores, atualmente o Brasil tem 1,9 milhão de hectares com plantações deste gênero, cerca de 90% concentrados na Região Sul.


“As florestas plantadas de pinus abastecem uma cadeia diversificada e consolidada de indústrias que usam a madeira e as fibras (celulose e papel, painéis reconstituídos). Elas têm diferentes perfis, portes e localizações, geram produtos de alto valor e atendem aos mercados nacional e de exportação”, explica o engenheiro florestal Marcelo Wiecheteck, head de Desenvolvimento Estratégico da STCP Engenharia de Projetos, empresa líder em projetos de consultoria, engenharia e gerenciamento no Brasil e na América Latina.


O especialista em inteligência de mercado sobre produtos florestais será um dos palestrantes do Wood Forest Experts. Ele participará do painel Oferta e Demanda de Matéria-Prima Florestal, com apresentação sobre Oferta e Demanda de Madeira de Pinus no Brasil. 


De acordo com Wiecheteck, as mudanças ocorridas no mercado de madeira de pinus nos últimos anos trouxeram grande dinamismo ao setor. “Destaco os desafios e oportunidades pela frente. Se por um lado a oferta e especificação da matéria-prima são limitadas no curto prazo, a crescente demanda em algumas regiões têm gerado alta concorrência entre empresas consumidoras.” Para ele, entre os desafios desse segmento estão a necessidade de melhoria e expansão da base florestal plantada. “Isto é fundamental para garantir o abastecimento da crescente demanda industrial a preços competitivos. O setor também deve considerar ações frente às oscilações conjunturais e de mercado, gargalos da infraestrutura logística e o acesso a mercados de exportação. Estes e outros aspectos requerem acompanhamento contínuo e análise acurada sobre os fatores que afetam a oferta e a demanda desta madeira,” resume ele.

O Wood Forest Experts é um programa de imersão online no mercado florestal e na indústria da madeira. O evento será 100% online e contará com a participação de 21 profissionais experts em cinco painéis.

Comments


bottom of page