top of page

O Mercado de Madeira Engenheirada

Uma pesquisa publicada pela Skyquest, consultoria com escritórios nos Estados Unidos, Índia e Hong Kong indica que o mercado de mass timber, ou madeira engenheirada, deve crescer 14,5% e alcançar US$ 4,26 bilhões até 2030. O sistema de construção já está consolidado na América do Norte e em países da Europa, por exemplo. No Brasil, no entanto, ainda está engatinhando.


Com forte apelo ambiental, visto que a pegada de carbono é muito menor que as tradicionais construções de alvenaria, com concreto e aço, os projetos com madeira engenheirada utilizam matéria-prima renovável. No Brasil, a principal madeira para mass timber vem das árvores de pinus.


Outra vantagem deste tipo de construção é a velocidade com que as obras se desenvolvem, sendo concluídas rapidamente. Empresas famosas como Google, Walmart, Adidas e Microsoft já adotaram o sistema em algum espaço comercial pelo mundo. Em São Paulo, há poucos metros da Avenida Paulista, está o McDonald's mais sustentável do Brasil, com madeira do piso ao teto, inaugurado no ano passado.


O Mercado de Madeira Engenheirada será o tema da palestra de Leonardo Lenz, sócio-proprietário da Immergrun, dentro do painel Mercado de Multiprodutos de Madeira do Wood Forest Experts.

Comments


bottom of page