As ligas especiais são produtos da indústria siderúrgica com propriedades específicas e superiores às ligas comuns. Estas ligas são produzidas para atender necessidades pontuais de desempenho, como alta resistência à corrosão, temperaturas extremas, resistência mecânica superior, ou características elétricas e magnéticas.
Diversas áreas industriais dependem das ligas especiais para a fabricação de ferramentas, equipamentos ou peças. Elas estão em componentes de motores a jato, fuselagens de aeronaves, usinas nucleares, turbinas, sistemas de geração de energia, instrumentos cirúrgicos, implantes ortopédicos, motores automotivos, sistemas de escapamento e peças de transmissão, equipamentos para a indústria química e diversos outros produtos.
O engenheiro de minas, Carlos Temporal, atua há 21 anos no mercado de ferroligas e será palestrante do painel Mercado de Siderurgia, do Wood Forest Experts, com a apresentação Mercado de Ligas Especiais. Ele é responsável pela área de Relações com Investidores da Ferbasa, empresa líder nacional na produção de ferroligas e a única produtora de ferrocromo das Américas. A aplicação do ferrocromo alto carbono, confere maior resistência do aço à corrosão, por exemplo. Entre os principais produtos do portfólio da Ferbasa estão ligas de Ferrocromo Alto Carbono (FeCrAC), Ferrocromo Baixo Carbono (FeCrBC), Ferrossilício (FeSi75), Ferrossilício 75 Alta Pureza (FeSi75 HP) e Ferrossilício Cromo (FeSiCr).
“Pretendo apresentar a importância do processo florestal e do carvão vegetal como biorredutor para garantir a qualidade na produção das ligas de Ferrocromo e Ferrossilício, indispensáveis para a cadeia de produção dos aços inoxidáveis e especiais”, conta o expert.
Comments