O compensado de madeira é utilizado principalmente na indústria da construção civil, de embalagens e na fabricação de móveis. No mundo, diversas espécies de árvores de coníferas são usadas para esta produção. No Brasil, o gênero pinus está em praticamente 100% deste tipo de produto.
De acordo com o Estudo Setorial da Associação Brasileira da Indústria de Madeira Processada Mecanicamente (Abimci), de 2022, houve uma tendência global de pequena queda na produção, consumo e comércio mundial (-1%). Já o Brasil, teve aumento significativo na produção e na exportação de compensados.
Dentre os maiores fabricantes, destacam-se a China e os Estados Unidos, com o Brasil em quarto lugar. Em 2021, a produção mundial atingiu aproximadamente 60 milhões m³, com queda média de 6,8% no período.
A China é o principal produtor e consumidor mundial, respondendo por 61% da produção e 59% do consumo global. Os Estados Unidos são o segundo maior produtor e consumidor, com 16% do total da produção e 18% do consumo global (2021).
Em 2021, o Brasil foi principal exportador mundial do produto, respondendo por 27% do volume total. O segundo maior exportador foi o Chile, com 13% de participação. Entre os principais importadores estão: Estados Unidos (28%), México (6%) e Reino Unido (5%).
Durante o Wood Forest Experts, o painel Mercado de Multiprodutos de Madeira terá a apresentação de Luiz Alberto Sudati, presidente da Sudati, que falará sobre o Mercado de Compensados.
O Grupo Sudati foi fundado em 1998 e possui quatro unidades industriais no estado do Paraná. A empresa é responsável por aproximadamente 20% das exportações brasileiras de compensado para os mercados globais.
Comments