top of page

Oferta e Demanda de Matéria-Prima Para Energia e Biomassa

De acordo a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), dos 200 gigawatts (GW) de potência centralizada alcançados pelo Brasil, 84,25% são de fontes renováveis. As três principais fontes renováveis que compõem nossa matriz de energia elétrica são: hídrica (55%), eólica (14,8%) e biomassa (8,4%).


Do total produzido com biomassa, mais da metade vem do bagaço da cana de açúcar. Cinco outros tipos de combustível, no entanto, têm como origem as florestas plantadas. Licor Negro, Resíduos Florestais, Lenha, Gás de Alto Forno – Biomassa, e Carvão Vegetal estão listados pela ANEEL.


O engenheiro florestal Robinson Cannaval Junior atua como executivo na área florestal há mais de trinta anos. Com experiencia nacional e internacional em indústrias de celulose, papel, painéis, bioenergia, biotecnologia, projetos greenfield e brownfield em diversos elos da cadeia de valor da indústria de árvores e do agronegócio, irá apresentar sobre “Oferta e Demanda de Madeira para Energia e Biomassa” dentro do painel Oferta e Demanda de Matéria-Prima Florestal, do WFE. “Falaremos sobre o histórico da biomassa, a situação de mercado (oferta e demanda), dinâmicas de abastecimento, competividade da biomassa com outras fontes de energia e de potenciais cenários futuros da biomassa e condições de contorno”, diz ele.

Comments


bottom of page