Um dado interessante divulgado pela Indústria Brasileira de Árvores (Ibá) dá conta de que no Brasil, a cada um ano e meio, uma nova fábrica de celulose é construída. Ainda de acordo com o presidente da Ibá, Paulo Hartung, o setor florestal brasileiro deve investir cerca de R$ 90 bilhões até 2028. A projeção superou em cerca de 30% os aportes esperados pela entidade anteriormente no período, que eram de R$ 62 bilhões.
Empresas como Eldorado e Suzano, entre as maiores do mundo, estão com novos projetos em Mato Grosso do Sul. A Arauco também anunciou uma nova fábrica no estado. Outro grande player, a Paper Excellence, está com negociações avançadas para mais uma fábrica de celulose, agora em Minas Gerais.
A recente retirada da silvicultura do rol de atividades potencialmente poluidoras deve contribuir ainda mais para um avanço do setor, com investimentos significativos em tecnologia e áreas plantadas. No entanto, terras disponíveis para a implantação de plantios florestais e a baixa disponibilidade de profissionais qualificados, são os principais desafios para o setor.
O painel Mercado de Celulose e Papel do Wood Forest Experts vai reunir grandes profissionais do setor para esta discussão. Estão confirmados quatro verdadeiros experts, que apresentarão os seguintes assuntos: Mercado Global de Celulose, com João Cordeiro (Diretor da AFRY Management Consulting); Mercado de Celulose América Latina, com Rodolfo Angele (Equity Research at JPMorgan); Mercado Global e Nacional de Embalagens, com Douglas Dalmasi (Diretor de Embalagens da Klabin); e Mercado de Tissue, Eduardo M. Aron (Gerente Geral Bracell Papéis).
Comments