top of page

Madeira de Teca e Outros Gêneros

A área total de plantio de teca no Brasil está entre 80 e 90 mil hectares, concentrados principalmente nos estados de Mato Grosso e Pará. Nativa do continente asiático, se desenvolve bem nas regiões de trópicos e é conhecida mundialmente pela madeira de alta qualidade.


O engenheiro florestal Samuel Figueiredo, é vice-presidente de Operações da TRC, a maior produtora privada de madeira de teca do mundo. Ele conta já são aproximadamente 40 mil hectares de florestas plantadas unicamente com este gênero, em fazendas de Mato Grosso e Pará. Entre os destinos da madeira estão Estados Unidos e países da Ásia e Europa.


“Com toda a preocupação global, com as mudanças climáticas e a superexploração e desmatamento de florestas nativas, enxergamos um potencial enorme na produção por meio de plantações de espécies madeireiras mais nobres, como teca, mogno africano e cedro australiano, por exemplo.”


Segundo ele, os diferentes gêneros de árvores podem mitigar riscos e contribuir para a conservação dos diferentes biomas. “Obviamente, o longo prazo e a necessidade de capital exigidos para a obtenção de madeira de qualidade superior torna o investimento na formação de florestas destas espécies mais arriscado. Porém, seguramente serão cada vez mais valiosos para a sociedade e para investidores”, conclui ele.


Samuel Figueiredo será um dos palestrantes do WFE no painel Oferta e Demanda de Matéria-Prima Florestal, com a apresentação Oferta e Demanda de Madeira de Teca e Outras Espécies.

Comments


bottom of page